sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PROJETO: DIGA NÃO AO PRECONCEITO!


JUSTIFICATIVA:

            Visando a uma aprendizagem significativa e com base nas novas concepções pedagógicas que norteiam as reflexões dos estudiosos de Ciências Humanas nas últimas décadas, buscamos desenvolver um projeto que vise combater o preconceito e a discriminação no ambiente escolar.
Por isso, em uma sociedade como a nossa, em que as desigualdades sociais são gritantes, o compromisso da História seria problematizar esta complexa noção — de que não há discriminação e preconceitos no cotidiano da escola — para evitar a banalização dos termos.

O projeto deve ser definido a partir de critérios de equidade, ou seja, critérios relacionados aos direitos de cidadania. Sugerimos iniciar o trabalho partindo de exemplos corriqueiros, situações do dia-a-dia que possam ser facilmente identificadas ou compreendidas pelo aluno.



             Por acreditar que a educação se dá num espaço onde estão inseridos sujeitos de vários grupos étnicos, contextos sócio-político-econômicos diferentes, religiões e classes distintas, faz-se necessário investigar até que ponto a escola tem contribuído para a afirmação, aceitação ou descriminação de identidades específicas.
             Partindo do pressuposto, reconhecemos a relevância do tema para uma educação transformadora, no sentido de coibir com os casos de preconceito racial, de religião, de sexualidade, de gênero, etc, ocorridos em sala de aula ou no ambiente escolar sejam identificados, ao ponto de que a escola possa propor caminhos de modo a contribuir para alternativas transformadoras no cotidiano escolar.
             A escolha do tema parte da premissa de que o desafio a preconceitos e a valorização da cultura de paz devem está incluído não somente na escola, mas em todos os espaços públicos e privados da sociedade.

OBJETIVO GERAL: Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas, etnocêntricas e discriminatórias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade;
  Promover a autoestima através do autoconhecimento e liberdade de expressão;
  Trabalhar noção de cidadania, igualdade de direitos e deveres;
  Desenvolver o respeito ao outro, respeito a si mesmo e solidariedade humana;
  Conscientizar o aluno de que vivemos em uma sociedade multicultural e pluriétnica;
  Estimular no aluno atitudes de tolerância e respeito em relação ao outro;
  Questionar o etnocentrismo;
  Tomar posição diante de questões sociais e relativas à cidadania;
  Respeitar e valorizar a diversidade cultural;
  Assumir atitudes éticas e compromissos;
  Valorizar o debate e saber respeitar as várias opiniões surgidas.

METODOLOGIA:

  Aulas expositivas e discussões sobre os assuntos expostos;
  Atividades e discussões em sala de aula;
  Projeção de vídeos e documentários:
Universidade de Monstros: Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. Universidade Monstros revela o segredo de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos.

“Nunca vou perdoar os nazistas” - Uma mulher de 81 anos encontra disposição para fazer uma campanha permanente contra a intolerância: Eva Schloss foi capturada pela temida Gestapo, a polícia secreta do regime nazista, justamente no dia em que completava 15 anos. Austríaca, ela passou por vários esconderijos na Holanda. Viveu dois anos num sótão. Levada no Trem da Morte para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, ela caiu nas mãos do Dr. Joseph Mengele, o médico que escolhia quem iria morrer e quem iria viver.  Eva estava viva quando os russos finalmente liberaram o campo, em 1945, mas perdeu o pai e um irmão. Depois de décadas de silêncio, ela resolveu contar suas experiências num livro chamado “A História de Eva”.

AVALIAÇÃO:

            O aluno será avaliado mediante a participação, sua compreensão oral e  escrita sobre o assunto discutido, observando se os objetivos propostos foram alcançados.

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