sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

“Projeto Aluno Presente”


Introdução:
O Projeto Aluno Presente pretende divulgar a importância da presença do aluno na escola de modo que favoreça a construção de parcerias no desenvolvimento das ações, favorecendo o sucesso escolar e social dos alunos atendidos pela Unidade Escolar.
O trabalho tem como intuito transformar a escola com lugar mais atrativo e estreitar uma interação significativa com os alunos e seus responsáveis, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre a importância de se evitar a infrequência, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem formal dos alunos e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

 Objetivo Geral:

            Conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de acompanhar a frequência dos alunos matriculados, buscar alternativas para melhorar a permanência dos alunos e transformar a escola em um espaço mais atrativo.
Objetivos Específicos:
·         Criar “Gincana da Frequência” onde será monitorada a frequência diária dos alunos por turma e a turma que possuir maior frequência será contemplada com um passeio ao final do ano letivo.
·         Manter o salão de jogos em pleno funcionamento para que a escola seja também um espaço prazeroso para o aluno.
·         Promover periodicamente sessões de cinema com filmes que busquem o entretenimento e a reflexão dos alunos.
·         Elaborar feiras e culminâncias onde os alunos possam se expressar, valorizando a capacidade criativa de cada um.
·         Organizar torneios de futebol com times, torcidas e premiações a fim de trazer o aluno para a escola por meio do esporte.
·         Acompanhar a frequência dos alunos com base nos registros diários de classe.
·         Elaborar planilhas alternativas para facilitar o acesso da secretaria aos alunos faltosos.
·         Enviar comunicados aos responsáveis informando a situação de infrequência dos alunos.
·         Manter em funcionamento os canais de comunicação da Direção e portaria.
·          Informar o aluno e a família a grade de horários dos alunos. Fazer uso do grupo de visitadores da UE para comunicar a família sobre possíveis casos de evasão escolar.
·         Acompanhar o retorno do aluno que evadiu para que o problema não se repita.
Justificativa: Com o objetivo de seguir o que diz a legislação sobre Combate a Evasão Escolar (Lei 10.287/2001, Decreto 30.151/2001, Resolução 3.256/2006, Resolução 3.444/2006, Resolução 3.346/2006 e Portaria SAPP 99/2006), ações serão colocadas em prática com o intuito de aproximar o aluno da convivência escolar e valorizar a sua presença nas atividades propostas.
Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio
Etapas de Desenvolvimento:
1ª Etapa: Divulgação da “Gincana da Frequência” nas turmas e explicar os critérios de premiação.
2a. Etapa: Definição dos horários para o uso da sala de jogos e informar aos alunos os horários para funcionamento.
3a. Etapa: Exibição de filmes no auditório.
4a. Etapa: Promoção a Feira Integrada que contará com trabalhos de diversas disciplinas.
4o Etapa: Iniciar o torneio de futebol com apoio das torcidas e dos times formados pelos professores de Ed. Física.
Cronograma de Atividades:
Acompanhamento de frequência escolar:  03/08/2015 a 18/12/2015
Gincana de frequência: 03/08/2015 a 20/11/2015
Sala de jogos: 03/08/2015 a 20/11/2015
Sessão de cinema: 03/08/2015 a 18/12/2015 (Serão agendados dentro desse período: 1o sessão: 22/08)
Feira integrada: 21/10
Torneio de futebol: 23 a 27/11 (Jogos) e 28/11 (final)
Recursos Materiais e Humanos: Material informativo impresso, jogos de mesa, data show, material de esporte, telefone, grupo de visitadores, professores, alunos, secretárias, diretores e coordenador.
Duração: 05 meses

Avaliação: A nossa avaliação acontecerá simultaneamente ao decorrer ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário