Introdução:
O Projeto Aluno Presente pretende
divulgar a importância da presença do aluno na escola de modo que favoreça a
construção de parcerias no desenvolvimento das ações, favorecendo o sucesso
escolar e social dos alunos atendidos pela Unidade Escolar.
O trabalho tem como intuito
transformar a escola com lugar mais atrativo e estreitar uma interação
significativa com os alunos e seus responsáveis, visando oportunizar vivências
que possibilitem o refletir sobre a importância de se evitar a infrequência,
para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem formal dos alunos e
adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão
posteriormente impactos positivos em suas vidas.
Objetivo Geral:
Conscientizar toda a comunidade
escolar sobre a importância de acompanhar a frequência dos alunos matriculados,
buscar alternativas para melhorar a permanência dos alunos e transformar a
escola em um espaço mais atrativo.
Objetivos Específicos:
·
Criar
“Gincana da Frequência” onde será monitorada a frequência diária dos alunos por
turma e a turma que possuir maior frequência será contemplada com um passeio ao
final do ano letivo.
·
Manter
o salão de jogos em pleno funcionamento para que a escola seja também um espaço
prazeroso para o aluno.
·
Promover
periodicamente sessões de cinema com filmes que busquem o entretenimento e a
reflexão dos alunos.
·
Elaborar
feiras e culminâncias onde os alunos possam se expressar, valorizando a
capacidade criativa de cada um.
·
Organizar
torneios de futebol com times, torcidas e premiações a fim de trazer o aluno
para a escola por meio do esporte.
·
Acompanhar
a frequência dos alunos com base nos registros diários de classe.
·
Elaborar
planilhas alternativas para facilitar o acesso da secretaria aos alunos
faltosos.
·
Enviar
comunicados aos responsáveis informando a situação de infrequência dos alunos.
·
Manter
em funcionamento os canais de comunicação da Direção e portaria.
·
Informar o aluno e a família a grade de
horários dos alunos. Fazer uso do grupo de visitadores da UE para comunicar a
família sobre possíveis casos de evasão escolar.
·
Acompanhar
o retorno do aluno que evadiu para que o problema não se repita.
Justificativa: Com o objetivo de seguir o que diz a
legislação sobre Combate a Evasão Escolar (Lei 10.287/2001, Decreto
30.151/2001, Resolução 3.256/2006, Resolução 3.444/2006, Resolução 3.346/2006 e
Portaria SAPP 99/2006), ações serão colocadas em prática com o intuito de
aproximar o aluno da convivência escolar e valorizar a sua presença nas
atividades propostas.
Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio
Etapas de Desenvolvimento:
1ª Etapa: Divulgação da “Gincana da Frequência”
nas turmas e explicar os critérios de premiação.
2a. Etapa: Definição dos horários para o uso da sala de jogos e
informar aos alunos os horários para funcionamento.
4a. Etapa: Promoção a Feira Integrada que contará com trabalhos de
diversas disciplinas.
4o Etapa: Iniciar o torneio de futebol com apoio das torcidas e dos
times formados pelos professores de Ed. Física.
Cronograma de Atividades:
Acompanhamento de frequência escolar:
03/08/2015 a 18/12/2015
Gincana de frequência: 03/08/2015 a 20/11/2015
Sala de jogos: 03/08/2015 a 20/11/2015
Sessão de cinema: 03/08/2015 a 18/12/2015 (Serão agendados dentro desse
período: 1o sessão: 22/08)
Feira integrada: 21/10
Torneio de futebol: 23 a 27/11 (Jogos) e 28/11 (final)
Recursos Materiais e Humanos: Material informativo impresso, jogos
de mesa, data show, material de esporte, telefone, grupo de visitadores,
professores, alunos, secretárias, diretores e coordenador.
Duração: 05 meses
Avaliação: A nossa avaliação acontecerá
simultaneamente ao decorrer ao projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário