sábado, 28 de janeiro de 2017

Conhecer as competências exigidas pelo Enem

ATIVIDADE 1 Apresentação da proposta

1.       O que vamos fazer? 
          A prova do Enem
Enem é a sigla do Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo Ministério da Educação do Brasil em 1998, para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no Brasil e mostrar ao Ministério que políticas adotar.
Na prova de redação, os especialistas consultados pelo MEC escolheram cinco competências que o aluno bem formado deve dominar. Nós vamos compreender o que são essas competências, exercitá-las e realizar um simulado dessa prova.
2.       Por que vamos fazer? 
Depois de conversar com sua professora e colegas, registre o sentido, o objetivo da atividade.
3.       Como vamos fazer? 
     Conhecendo os critérios de correção usados pelo Enem e usando-os para fazer autoavaliações
     Estudando o texto dissertativo/argumentativo
     Completando e criando parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão
     Escrevendo uma redação nos moldes da prova do Enem
     Avaliando a redação com os critérios do Enem

Atividade 2 Conhecer as competências exigidas pelo Enem

Não há melhor caminho para se atingir um objetivo do que saber com clareza o que se espera de nós. Por isso, essa atividade foi criada para você conhecer e compreender quais são as competências cobradas na correção da prova de redação do Enem.
Texto 1
Leia, agora, o artigo da professora Nilma Guimarães, que explica cada Competência, e assinale as informações que julgar importantes.   

COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas a partir de uma situaçãoproblema. É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou ferir os Direitos Humanos e o direito à cidadania. A prova de redação avalia cinco competências: 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Você não precisa escrever como Machado de Assis ou Gilberto Dimenstein! Porém, é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de escolaridade. Atentar para a pontuação é essencial, pois uma vírgula ou ponto final no lugar errado pode comprometer o sentido do seu texto e dificultar a compreensão por parte do leitor (no caso, o avaliador da banca de correção). Além do sentido, é importante lembrar que o respeito às normas gramaticais, ainda que não seja o requisito mais importante na construção do sentido do texto, demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua, e isso pode contar a seu favor.
2.   Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema apresentado se torna muito mais tranquilo e não há o risco de seu texto ser desconsiderado pela banca de correção. Além disso, é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente.
Para isso, é essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, uma vez que é muito mais difícil elaborar um texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância da leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.
3.   Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto. Ademais, além de uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é primordial saber organizar as ideias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto.
4.   Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Além da seleção adequada dos argumentos, conforme ressaltado no item anterior, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.
É preciso, ainda, saber utilizar um repertório linguístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões consideradas mais rebuscadas ou eruditas para impressionar a banca de correção. Lembre-se de que os membros dessa banca são professores de Português e já estão bastante acostumados às táticas e “truques” dos candidatos. De nada adianta lançar mão desse tipo de artifício para impressioná-los. Assim, é fácil perceber que o vocabulário escolhido deve ser simples e direto e atender aos objetivos do texto.
5.   Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.
* Nilma Guimarães é formada em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Cursa o mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de metodologia do ensino de língua portuguesa.
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/portugues/enem-dicas-para-a-prova-de-redacao.jhtm. Acesso em 04 de Agosto de 2011. Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação 21 de julho de 2011

MOMENTO DA AVALIAÇÃO

Para se autoavaliar, pinte, no quadro abaixo, a linha que melhor descreve como você se saiu na atividade de identificar as informações importantes do texto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário