sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Gênero editorial/conjunções

1. Leia:



2. O texto acima é um exemplo de:

a. artigo de opinião
b. notícia
c. editorial
d. manifesto

3.  (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:

a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação

4.  (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ............... caiu.
2. Dormiu mal, ............. os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ............. a alma é imortal.
4. Leu o livro, ................ é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ................ podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

5. Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

A) relação de adição;
B) relação de oposição;
C) relação de alternância;
D) relação de conclusão;
E) relação de explicação

1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (      )
2. Compre um carro, ou ande a pé. (      )
3. Ele dever ser importante, pois todos falam dele. (       )
4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (      )
5) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (       )



Nenhum comentário:

Postar um comentário