Texto
1: “A paz que eu não quero”.
A
minha alma está armada
E
apontada para a cara
Do
sossego
Pois
a paz sem voz
Não
é paz, é medo
|
Às
vezes eu falo
Com
a vida
Às
vezes é ela quem me diz
Qual
a paz que eu não
Quero
conservar
Para
tentar ser feliz.
|
As
grades do condomínio
São
para trazer a proteção
Mas
também trazem a dúvida
Se
é você que está nessa prisão
[...]
|
Marcelo
Yuka
Texto
2:
O
ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia
as belas casas, os jardins, os playgrounds,
as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era
cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos
guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só
entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente
identificados e crachados.
Mas
os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e
assaltavam as casas.
Os
condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro
alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no
portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a
usar crachá. Os proprietários e seus familiares também! Não
passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem
as babás. Nem os bebês.
Mas
os assaltos continuaram.
Decidiram
eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram.
O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta
tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse,
atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar
para matar.
Mas
os assaltos continuaram.
Grades
nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões
ultrapassassem os altos muros e o fio de alta tensão, e as
patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado,
erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas.
Todas as janelas foram engradadas.
Mas
os assaltos continuaram.
Foi
feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo
possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de
trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a
sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com
crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito
um rigoroso controle das saídas. Para sair, só com um exame
demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não
queria conversa nem aceitava suborno.
Mas
os assaltos continuaram.
Foi
reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de
mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma
chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema.
Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local
predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos
períodos.
E
ninguém pode sair.
Agora,
a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém
precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela
calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e
talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua
casa, olhando melancolicamente para a rua.
Mas
surgiu outro problema.
As
tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam
de qualquer maneira atingir a liberdade.
A
guarda tem sido obrigada a agir com energia.
Luis Fernando Veríssimo
01- O
título do Texto
1
é “A paz que eu não quero”. De acordo com a 1ª estrofe,
explique com suas palavras, que tipo de paz o autor não quer.
_____________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
02-
Após a leitura do Texto
2,
pode-se afirmar que o narrador:
-
exercita o humor e o estilo, ao provocar o riso nos alunos, pois o título nos aponta: Comédias para se ler na escola.
-
produz uma descartável literatura de entretenimento, uma vez que não cabe aos literatos refletir sobre problemas sociais do mundo real.
-
elabora uma análise da atual situação social e política brasileira, provocando primeiro o riso e depois a reflexão.
-
aponta um fato do cotidiano da vida dos brasileiros, aprofundando suas análises com argumentos científicos.
-
ilude os seus eleitores, ao reduzir os problemas sociais a simples comédia, com o objetivo de desviar a atenção dos brasileiros da realidade.
03-
Transcreva do Texto
2
um trecho que exemplifique os versos abaixo, retirados do Texto
1:
____________________________________
“As
grades do condomínio ____________________________________
São
para trazer a proteção _____________________________________
Mas
também trazem a dúvida _____________________________________
Se é
você que está nessa prisão” _____________________________________
_____________________________________
04-
Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas a
seguir:
-
As grades do condomínio trazem a dúvida de que se é você a pessoa presa.
__________________________________________________________________________________
-
O mais importante era que os condôminos se sentissem seguros.
__________________________________________________________________________________
-
Era importante que os condôminos se sentissem seguros.
__________________________________________________________________________________
-
Apesar de tudo, a segurança não impedia que os ladrões entrassem nas casas.
__________________________________________________________________________________
-
O condomínio tinha um forte ponto de venda: que era seguro.
__________________________________________________________________________________
05-
Observe as duas orações em destaque:
A-
Era necessário que
se revistasse as babás e os bebês.
B-
Havia necessidade de
que se revistasse as babás e os bebês.
C-
A segurança necessitava
de que se revistasse as babás e os bebês.
a)
Qual dos itens acima apresenta em destaque uma oração
subordinada substantiva COMPLETIVA NOMINAL?
_____________________________________
b)
Podemos afirmar que a oração do item A
é SUBJETIVA?__________________________________________
06-
Classifique as palavras abaixo quanto ao processo de
formação pelo qual passaram: lembre-se de que são seis processos
de derivação e sete de composição.
Compra:
_______________________________________________________________
Insatisfeito:
_____________________________________________________________
Deslealdade:
____________________________________________________________
Empobrecer:
____________________________________________________________
Paramédico:
____________________________________________________________
Pontiagudo:
____________________________________________________________
Televisão:
______________________________________________________________
Tique-taque:
____________________________________________________________
Pornô:
________________________________________________________________
PUC:
_________________________________________________________________
Resgate:
_______________________________________________________________
Girassol:
_______________________________________________________________
07-As palavras
de cada item abaixo são formadas pelo mesmo processo, exceto uma.
Identifique -a.
a) inútil –
prever – contrapor - doceira – relembrar
b) avermelhar –
pernoitar – emudecer – empobrecer – injustamente
c) sempre-viva -
beija-flor - vaivém - aguardente - guarda-noturno
d) sustento -
choro - castigo - enlouquecer – resgate
“A
inteligência é uma construção do sujeito que enriquece os objetos
externos.”
Jean
Piaget.
Nenhum comentário:
Postar um comentário