terça-feira, 20 de outubro de 2015

Interpretação - A paz que eu não quero (Marcelo Yuka)

Texto 1: “A paz que eu não quero”.
A minha alma está armada
E apontada para a cara
Do sossego
Pois a paz sem voz
Não é paz, é medo

Às vezes eu falo
Com a vida
Às vezes é ela quem me diz
Qual a paz que eu não
Quero conservar
Para tentar ser feliz.
As grades do condomínio
São para trazer a proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que está nessa prisão
[...]
Marcelo Yuka
Texto 2:
O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.
Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.
Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também! Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.
Mas os assaltos continuaram.
Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar.
Mas os assaltos continuaram.
Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas.
Mas os assaltos continuaram.
Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair, só com um exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.
Mas os assaltos continuaram.
Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.
E ninguém pode sair.
Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua.
Mas surgiu outro problema.
As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade.
A guarda tem sido obrigada a agir com energia. Luis Fernando Veríssimo
01- O título do Texto 1 é “A paz que eu não quero”. De acordo com a 1ª estrofe, explique com suas palavras, que tipo de paz o autor não quer. _____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________
02- Após a leitura do Texto 2, pode-se afirmar que o narrador:
  1. exercita o humor e o estilo, ao provocar o riso nos alunos, pois o título nos aponta: Comédias para se ler na escola.
  2. produz uma descartável literatura de entretenimento, uma vez que não cabe aos literatos refletir sobre problemas sociais do mundo real.
  3. elabora uma análise da atual situação social e política brasileira, provocando primeiro o riso e depois a reflexão.
  4. aponta um fato do cotidiano da vida dos brasileiros, aprofundando suas análises com argumentos científicos.
  5. ilude os seus eleitores, ao reduzir os problemas sociais a simples comédia, com o objetivo de desviar a atenção dos brasileiros da realidade.


03- Transcreva do Texto 2 um trecho que exemplifique os versos abaixo, retirados do Texto 1:
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As grades do condomínio ____________________________________
São para trazer a proteção _____________________________________
Mas também trazem a dúvida _____________________________________
Se é você que está nessa prisão” _____________________________________
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04- Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas a seguir:
  1. As grades do condomínio trazem a dúvida de que se é você a pessoa presa.
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  1. O mais importante era que os condôminos se sentissem seguros.
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  1. Era importante que os condôminos se sentissem seguros.
__________________________________________________________________________________
  1. Apesar de tudo, a segurança não impedia que os ladrões entrassem nas casas.
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  1. O condomínio tinha um forte ponto de venda: que era seguro.
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05- Observe as duas orações em destaque:
A- Era necessário que se revistasse as babás e os bebês.
B- Havia necessidade de que se revistasse as babás e os bebês.
C- A segurança necessitava de que se revistasse as babás e os bebês.
a) Qual dos itens acima apresenta em destaque uma oração subordinada substantiva COMPLETIVA NOMINAL? _____________________________________
b) Podemos afirmar que a oração do item A é SUBJETIVA?__________________________________________
06- Classifique as palavras abaixo quanto ao processo de formação pelo qual passaram: lembre-se de que são seis processos de derivação e sete de composição.
Compra: _______________________________________________________________
Insatisfeito: _____________________________________________________________
Deslealdade: ____________________________________________________________
Empobrecer: ____________________________________________________________
Paramédico: ____________________________________________________________
Pontiagudo: ____________________________________________________________
Televisão: ______________________________________________________________
Tique-taque: ____________________________________________________________
Pornô: ________________________________________________________________
PUC: _________________________________________________________________
Resgate: _______________________________________________________________
Girassol: _______________________________________________________________
07-As palavras de cada item abaixo são formadas pelo mesmo processo, exceto uma. Identifique -a.
a) inútil – prever – contrapor - doceira – relembrar
b) avermelhar – pernoitar – emudecer – empobrecer – injustamente
c) sempre-viva - beija-flor - vaivém - aguardente - guarda-noturno
d) sustento - choro - castigo - enlouquecer – resgate




A inteligência é uma construção do sujeito que enriquece os objetos externos.”

Jean Piaget.

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