A
RAPOSA E AS UVAS
De
repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de
todos os tempos, saiu deserto e caiu na sombra deliciosa do
parreiral que descia por um precipício a perder de vista. Olhou e
viu, além de tudo, à altura de um pulo, cachos de uva maravilhosos,
uvas grandes, tentadoras. Armou o salto e saltou, o focinho passou
pertinho das uvas.
Caiu,
tentou de novo, não conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu
tudo o que tinha, não conseguiu nem roçar as uvas gordas e
redondas. Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva: “Ah, também
não tem importância. Estão muito verdes”. E foi descendo, com
cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme. Com esforço
empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva, trepou
na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular, e havia o
risco de despencar, esticou a pata e… conseguiu! Com avidez,
colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas
estavam muito verdes!
Moral:
a frustração é uma forma de julgamento como qualquer outra.
(Millôr
Fernandes. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991. p.
118.)
-
Qual das frases abaixo traduz a idéia principal da fábula de Millôr Fernandes ?
(
) Quem luta sempre consegue algo, mesmo que não seja aquilo que
esperava.
(
) A mentira tem pernas curtas.
(
) Quem não tem o que deseja, sente inveja dos outros.
-
Qual foi a solução que a raposa encontrou para alcançar as uvas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-
As fábulas sempre terminam com uma moral da história, isto é, com um ensinamento. Copie do texto o parágrafo que contém a moral da fábula de Millôr Fernandes .
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1
-
No texto , uma tira retirada de um desenho, verifica-se dois tipos de
comunicação:
-
A frase “ Isto é uma casa” é um tipo de linguagem ____________________ e a imagem da casa é um
tipo
de linguagem _____________________.
2.
O que é linguagem verbal?
................................................................................................................................
3.
Qual o tipo de linguagem que você usa quando está praticando
esporte? .......................................................
4.
Leia este texto e depois continue a história:
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
2ª
parte: Análise gramatical
1..
Leia esta piadinha.
-
Na primeira frase há dois pronomes pessoais retos. Identifique-os e indique a quem eles se referem.
..........................................................................................................................................................................
2.
Leia esta outra historinha.
-
O primeiro falante emprega o pronome ela para substituir qual substantivo?............................................
b.
O segundo falante emprega o pronome ela para substituir qual
substantivo?............................................
c.
Com que intenção o dono da cadela teria fingido não entender o que
seu ouvinte havia dito?
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d.
Se o primeiro falante tivesse usado a palavra cachorro em vez de
cadela, o diálogo continuaria sendo engraçado? Por quê?
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3.
Leia este trecho da crônica Os
homenzinhos de Grork
e observe as palavras destacadas.
Agora
responda:
-
De acordo com a sua classificação as palavras destacadas são:.............................................................
-
Retire do texto um verbo que exprime a idéia de estado: ........................................................................
-
Retire do texto um verbo que exprime a idéia de ação. ...........................................................................
4.
Na tirinha que tipo de linguagem o autor empregou: verbal ou não
verbal? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário