INTRODUÇÃO
O projeto Navegando no mundo da literatura será oferecido para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Municipal Rómulo Gallegos do município do Rio de Janeiro, pertencente a 9ª CRE. Possui como proposta fundamental incentivar os participantes a valorizar, sistematizar e organizar atividades envolvendo as obras pertencentes à literatura infantil.
OBJETIVO GERAL
Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, tendo o professor como mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, esteja contextualizada, interpretando-a e atribuindo-lhe algum significado. Torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover um maior índice de leitura pelos alunos.
• Conhecer o autor e contexto histórico de suas obras;
• Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
• Levar o aluno a desenvolver atividade oral;
• Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;
• Favorecer as relações sociais por meio de apresentações culturais;
• Reconhecer a leitura como algo imprescindível em sua relação com o outro e com o mundo;
• Identificar as diferentes formas de viajar através da leitura.
• Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
• Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
• Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
• Incentivar a formação de leitores;
• Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
• Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
• Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
• Teatro de fantoches com a história “Aprendendo a gostar de estudar”.
• Teatro com a peça encenada pelos alunos “A descoberta da Joaninha”.
• Escolha de alunos leitores para lerem clássicos infantis para as turmas de EI, 1º, 2º e 3º ano.
• Promover o Cine Gibi com alunos de 4º, 5º e 6º ano.
• Confecção de pontos de leitura na escola: para funcionários da limpeza, cozinha e alunos (no pátio).
• Contação de histórias nas salas de aula.
• Confecção de mural da sala de leitura no corredor.
• Confecção da janela para fantoches.
• Confecção de figurino para a peça.
• Realizar registro dos livros no livro tombo.
• Dar baixa nos livros sem condição de uso.
• Organização e disposição do acervo.
• Auxílio na construção do PPA da UE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário