domingo, 5 de fevereiro de 2017

Constelações - Interpretação

CONSTELAÇÕES
Os pequenos pontos de luz que piscam no céu à noite podem parecer iguais à primeira vista. Há milhares de anos, os primeiros astrônomos dividiram as estrelas em grupos e desenharam, ao redor delas, figuras imaginárias fáceis de lembrar – um escorpião ou um urso. Foi assim que nasceu o sistema de constelações como o conhecemos hoje.
Mas as estrelas em uma constelação, na verdade, estão muito distantes umas das outras.
Elas parecem formar esses grupos apenas quando vistas aqui da Terra.
Enciclopédia da ciência. Rio de Janeiro: Globo, 1993.

a) A que palavra se refere a expressão “ao redor delas”, usada no primeiro parágrafo do texto? ________________________________

b) Qual é o sujeito de “desenharam”, no primeiro parágrafo?
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c) No primeiro parágrafo, as expressões “no céu” e “à noite” dão ideia de que (pela ordem):

( ) tempo e  lugar.                  ( ) lugar e  negação.
( ) lugar e tempo.                   ( ) modo e tempo.

d) Que advérbio de lugar foi usado no último parágrafo?
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2. Sublinhe o sujeito das orações e indique se ele é agente ou paciente.

a) Meu pai enviou a declaração de renda à Receita Federal.
b) O barulho foi ouvido a quilômetros de distância.
c) Aquele rapaz comprou um carro zero quilômetro.
d) Meu texto foi lido por várias pessoas na Internet.

3. Passe as orações abaixo para a voz passiva.

a) O treinador explicou a tática de ataque.
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b) Eu mesma ampliarei esta pesquisa.
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c) Nós daríamos esse recado.
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d) Esses moradores pintaram a fachada do prédio.
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4. Sublinhe o agente da passiva das orações a seguir.
a) O rei foi recebido pela população.
b) A casa foi destruída pelo furacão.
c) O gol da vitória foi feito por ela.
d) O texto foi lido por mim.
6. Classifique os adjuntos adverbiais destacados nas orações a seguir.
a) Ela estava muito bonita ontem, no teatro.
b) Os guerreiros lutaram corajosamente.
c) A ciência não pode ajudar a destruir a vida humana.
d) Naquela manhã, na praia, ela desmaiou de calor.

Mais um animal
Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.
– Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.
– Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?
– Dó eu tenho, mas não quero saber de mais bicho em casa. O quintal já tá parecendo zoológico.
– A senhora mesmo vive rezando pra São Francisco, o santo que acolhia os bichos…
– Não é por ser devota de São Francisco que vou transformar minha casa em zoológico.
(…) Chegam muito os três que vivem embaraçando nas pernas da gente.
– Olha pra ele, mãe. Só ele, tenha piedade do coitado. Não deve ter dono, nem pai, nem mãe, nem irmãozinho.
– Não quero nem olhar.
– Já sei por que não quer: para não pegar amor por ele. Alisa só o pelinho dele, vê como o coitado tá maltratado. Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.
– Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.
Chico saiu alisando o pelo do gatinho, triste por ter que se livrar dele. Sentou no alpendre e conversou com o gatinho:
– Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse… No fundo, ela tem razão. Tenho três cachorros, três gatos, um papagaio, meia dúzia de galinhas, uma já com uma ninhada de cinco pintinhos; um casal de patos, um porquinho da Índia, um coelhinho orelhudo… (…) Já vi que ocê não compreende, que quer mesmo ficar.
Vamos lá dentro tentar de novo? Vamos?
-  Mãe, você…
– Outra vez com esse gato?
– Eu só queria um pedaço de pão molhado no leite para dar pra ele.
A mãe deu um pedaço de pão e um pires com leite. Chico começou a matar a fome do novo amigo.
Pão comido, leite lambido, a mãe falou:
– Agora que ele comeu, pode dar o fora. E trate de levar esse gato pra bem longe.
(José, Elias. Com asas na cabeça, adaptado.)

5. Quem traz problemas para casa?

a) o narrador.  b) a mãe.  c) Chico.  d) o gatinho.

6. “– Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe. ”O trecho destacado no período acima significa:

a) mais uma boca para comer em casa.
b) mais sofrimento com o abandono de animais.
c) mais preocupação para a mãe de Chico.
d) mais um animal perigoso para cuidar em casa.

7. O travessão inicial que aparece no trecho “– Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse…” indica:

a) a fala do narrador.             b) a fala da mãe.
c) a fala do gato.                     d) a fala do Chico.

8. Observe o diálogo:

“– (…) Se fosse um angorá, aposto que você ia querer”. Para a mãe de Chico, se o gato fosse angorá, seu dono não o deixaria solto porque seria um gato:

a) de raça.     b) perigoso.    c) doente.    d) muito querido.

 9.“– Olhe para ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?” No período acima, as palavras ele e dele referem-se a (ao):

a) São Francisco.    b) gato.    c) Chico.    d) papagaio.



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