1. (ENEM)
“Poética”, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista
brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e propostas que
representam o pensamento estético predominante na época.
PoéticaEstou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário
o cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas
[...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de
janeiro: José Aguilar, 1974)
Com base na leitura do poema, podemos
afirmar corretamente que o poeta:
a)Critica o lirismo louco do
movimento modernista.b) Critica todo e qualquer lirismo na literatura.
c) Propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
d) Propõe o retorno do movimento romântico.
e) Propõe a criação de um novo lirismo
2) Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples,
e C, se for composto:
a) Os atletas já se dirigiram à quadra. (
)
b) Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso
logo mais. ( )
c) Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval.
( )
d) Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o
problema, procuraram o diretor e falaram francamente.
( )
e) O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou
suas frutas e legumes para a manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às
donas de casa, arrancou-lhes alguma grana e partiu.
( )
3. As aspas
marcam o uso de uma palavra ou expressão de variedade linguística diversa da
que foi usada no restante da frase em:
A) Essa visão desemboca na busca
limitada do lucro, na apologia do empresário privado como o “grande herói”
contemporâneo.
B) Pude ver a obra de Machado de Assis de vários ângulos, sem participar de nenhuma visão “oficialesca”.
C) Nas recentes discussões sobre os “fundamentos” da economia brasileira, o governo deu ênfase ao equilíbrio fiscal.
D) O prêmio Darwin, que “homenageia” mortes estúpidas, foi instituído em 1993.
B) Pude ver a obra de Machado de Assis de vários ângulos, sem participar de nenhuma visão “oficialesca”.
C) Nas recentes discussões sobre os “fundamentos” da economia brasileira, o governo deu ênfase ao equilíbrio fiscal.
D) O prêmio Darwin, que “homenageia” mortes estúpidas, foi instituído em 1993.
E) Em fazendas de Minas e Santa
Catarina, quem aprecia o campo onde pode curtir o frio, ouvindo “causos” à
beira da fogueira.
4. (RJ) "O
cavalheiro chega em casa e diz: "Meu filho, vai buscar um pedaço de banana
para eu acender o charuto. Naturalmente o menino pensará: Papai está
malu..."
(Manuel
Bandeira, poesia e prosa, vol. 1)
As reticências:
a)Indicam um prolongamento da ação verbal.
b)Interrompem a oração, deixando-a
sem os termos indispensáveis.
c)Interrompem um discurso indireto, deixando-o
solto.
d)Interrompem o discurso direto, deixando-o
sem sentido.
e)Interrompem um vocábulo,
omitindo-lhe uma sílaba
5.
(FAU-SANTOS) Terminada a aula, o professor Jacinto, dirigindo-se à classe,
disse: "Todos deverão trazer dicionário na próxima aula." No texto,
as aspas foram colocadas:
a) para
enfatizar a necessidade do dicionário.
b) porque a
oração entre aspas vem depois dos dois pontos.
c) porque os
componentes da frase estão em ordem inversa.
d) para
sugerir que a falta do dicionário será prejudicial aos alunos.
e) para
iniciar uma citação.
6. (FUVEST
2010) No “Manifesto Antropófago”,
lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos
a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na
direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração
dos direitos do homem.”
Essas passagens expressam a:
A) defesa de concepções artísticas do
impressionismo.
B) crítica aos princípios da Revolução
Francesa
C) valorização da cultura nacional
D) adesão à ideologia socialista
E) afinidade com a cultura
norte-americana
7. Indique a
alternativa em que haja ERRO de concordância:
A) Terminadas as aulas, os alunos
viajaram.
B) Esta maçã está meia podre.
C) É meio-dia e meia.
D) Dinheiro, benefícios pessoais,
chantagens, nada podia corrompê-lo.
E) Ajudaram no trabalho amigos e
parentes.
8. “O estudo e a experiência ___________
davam-lhe a calma com que resolvia os problemas que lhe _____________”.
A) acumulados
/ apresentava.
B) acumulados
/ apresentavam.
C) acumulada
/ apresentavam.
D) acumulado
/ apresentavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário