quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Gênero textual: Manifesto

1. (ENEM) “Poética”, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e propostas que representam o pensamento estético predominante na época.
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário
o cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas
[...]

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de janeiro: José Aguilar, 1974)
      Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:
a)Critica o lirismo louco do movimento modernista.
b) Critica todo e qualquer lirismo na literatura.
c) Propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
d) Propõe o retorno do movimento romântico.
e) Propõe a criação de um novo lirismo

2) Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples,
e C, se for composto:

a) Os atletas já se dirigiram à quadra. (      )
b) Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. (      )
c) Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. (      )
d) Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e falaram francamente. (      )
e) O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes alguma grana e partiu. (      )
3. As aspas marcam o uso de uma palavra ou expressão de variedade linguística diversa da que foi usada no restante da frase em:
A) Essa visão desemboca na busca limitada do lucro, na apologia do empresário privado como o “grande herói” contemporâneo.
B) Pude ver a obra de Machado de Assis de vários ângulos, sem participar de nenhuma visão “oficialesca”.
C) Nas recentes discussões sobre os “fundamentos” da economia brasileira, o governo deu ênfase ao equilíbrio fiscal.
D) O prêmio Darwin, que “homenageia” mortes estúpidas, foi instituído em 1993.
E) Em fazendas de Minas e Santa Catarina, quem aprecia o campo onde pode curtir o frio, ouvindo “causos” à beira da fogueira.

4.  (RJ) "O cavalheiro chega em casa e diz: "Meu filho, vai buscar um pedaço de banana para eu acender o charuto. Naturalmente o menino pensará: Papai está malu..."
(Manuel Bandeira, poesia e prosa, vol. 1)
    As reticências:
a)Indicam um prolongamento da ação verbal.
b)Interrompem a oração, deixando-a sem os termos indispensáveis.
c)Interrompem um discurso indireto, deixando-o solto.
d)Interrompem o discurso direto, deixando-o sem sentido.
e)Interrompem um vocábulo, omitindo-lhe uma sílaba

5. (FAU-SANTOS) Terminada a aula, o professor Jacinto, dirigindo-se à classe, disse: "Todos deverão trazer dicionário na próxima aula." No texto, as aspas foram colocadas:

a) para enfatizar a necessidade do dicionário.
b) porque a oração entre aspas vem depois dos dois pontos.
c) porque os componentes da frase estão em ordem inversa.
d) para sugerir que a falta do dicionário será prejudicial aos alunos.
e) para iniciar uma citação. 

6. (FUVEST 2010)  No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”

         Essas passagens expressam a:
A)            defesa de concepções artísticas do impressionismo.
B)            crítica aos princípios da Revolução Francesa
C)            valorização da cultura nacional
D)            adesão à ideologia socialista
E)            afinidade com a cultura norte-americana

7. Indique a alternativa em que haja ERRO de concordância:

A)            Terminadas as aulas, os alunos viajaram.
B)            Esta maçã está meia podre.
C)            É meio-dia e meia.
D)            Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo.
E)            Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

8. “O estudo e a experiência ___________ davam-lhe a calma com que resolvia os problemas que lhe _____________”.
A)            acumulados / apresentava.
B)            acumulados / apresentavam.
C)            acumulada / apresentavam.

D)            acumulado / apresentavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário